Pesquisa e Desenvolvimento

picture

De Acordo com a Resolução Normativa nº 754 de 13 de dezembro de 2016 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, as informações sobre o programa de pesquisa e desenvolvimento da STN referentes ao ano de 2018 seguem informadas abaixo:
Saldo em Conta de P&D: R$ 2.817.108,73 (Dois milhoes, oitocentos e dezessete mil, cento e oito reais e setenta e três centavos)

Projetos de Pesquisa Concluídos:
Título do Projeto: Desenvolvimento de dispositivo cabeça de série de detecção de desgaste ou corrosão em hastes de âncora utilizadas no estaiamento de torres de linhas de transmissão de energia elétrica . 
Prazo de Execução: 39 meses. 
Objetivo: Projetar e fabricar unidades do conector de altas frequências já desenvolvido, como Cabeça de Série numa visão de sua produção industrial, o qual já foi caracterizado como eletromagneticamente compatível ao ambiente de medições nas linhas de transmissão estaiadas da empresa STN S.A., tornando-o em sua nova versão mecanicamente robusto à aplicação industrial no sistema de detecção de desgaste ou corrosão nas hastes de âncora da empresa, com vistas a promover melhores rotinas de calibração e medição do sistema de medição; - Desenvolver uma ferramenta computacional de reconhecimento de padrões para classificação do desgaste ou corrosão na haste a partir do banco de dados construído com os resultados das medições com o sistema já desenvolvido. 
Produtos Gerados: Dispositivo MDSC. Ferramenta computacional de reconhecimento de padrões e apoio à decisão da presença de corrosão. 
Descrição Técnica: Por ser um P&D inserido na cadeia de pesquisa do tipo Cabeça de Série, este projeto visa desenvolver a versão industrial do conector de altas frequências, conhecido por CHAAF (Conector Haste-analisador para Altas Frequências) projetado e fabricado no decorrer do P&D categorizado por Pesquisa Aplicada e intitulado: "Desenvolvimento de Processo de Diagnóstico e Equipamento para Detecção de Defeitos em Hastes de Torres de Linhas de Transmissão". Esta versão industrial do referido conector torná-lo-á um dispositivo mecanicamente robusto com o ambiente de medições e testes do sistema de detecção de processos corrosivos nas hastes de âncora da empresa STN S.A.
Investimento Previsto: R$3.555.249,52 (Três milhões, quinhentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e quarenta e nove reais e cinquenta e dois centavos). 
Entidades Envolvidas: Sistema de Transmissão Nordeste – STN, Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação – IATI e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.


NOVAS CONTRIBUIÇÕES: Enviar por email para pesquisa@stnordeste.com.br

 

Links Parceiros